sábado, 3 de setembro de 2011

FAIXA DE PEDESTRES EM PORTUGAL

Não, não é piada de português! Trata-se do relato do mico desta brasileira ao dirigir um carro fora da minha terra natal, em 1991, quando fomos a Portugal, o Basílio e eu. Ele, retornando à terra natal pela primeira vez, 25 anos depois de deixá-la. Eu, despencando no primeiro mundo, com minha experiência de motorista num país longínquo pouco resolvido em questões de responsabilidade no trânsito. Avião, desembarque em Lisboa, trem, desembarque em Coimbra, alugo um carro. Fomos direto à casa da prima, conhecemo-nos e saímos de carro , eu ao volante pela primeira vez, em terra estrangeira. Na primeira faixa de pedestres que eu fui cruzar, sobre quatro rodas, ouço um grito da Teresina: "cuidado ... olha as pessoas!". Tomei o maior susto, não porque achava estar fazendo algo de errado, mas pela bronca que acabara de levar e mal havíamos nos apresentado! Brequei, já quase em cima de uns pedestres, atônitos com meu comportamento, olhando para minha cara e balançando a cabeça. Passado o susto, pedestres salvos, auto-crítica feita, percebi que eu tinha que aprender rapidinho aquela lição, já que a viagem mal começara. Pena que, 20 anos de calendário depois, somente agora estou vendo que a Prefeitura de S.Paulo começa a fazer campanha para que se respeite a faixa de pedestres. Isso porque, na primeira semana da campanha, até bem fraquinha, houve uma redução de 60% nas mortes por atropelamento. Só 60%!!

Um comentário:

  1. Infelizmente as coisas só funcionam à base de multas e punições...mesmo assim, há muitos motoristas desinformados... esta semana eu parei antes da faixa para uns pedestres atravessarem a rua e houve um "buzinaço" e xingamentos atrás do meu carro... enfim...

    Creio que os pedestres andam bem indisciplinados também... hoje vi um cara tentando atravessar a 23 de Maio na pista... e vejo muitos atravessando uma rua ou avenida fora da faixa de pedestres... Estava em Israel agora em maio e lá os pedestres tambem ganham multas pesadas!!

    ResponderExcluir