sexta-feira, 9 de setembro de 2011

BONIFÁCIO, O FUSCA

Nestes inglórios tempos de bombardeamento da publicidade, para que nos tornemos aspirantes ao novo estúpido modelo de carro, até para tentar compensar nossas frustrações, lembrei-me do meu Fusca 1976, vermelho, modelo Luxo ("L"). Até hoje, ele é homenageado com o uso de sua placa como senha, daquelas que temos de ter um monte. Felizmente, só a minha memória a registra. Depois de muita economia, consegui comprar o Bonifácio. Não era tão novinho. Em 1980, data no nosso "encontro", já tinha rodado um 60.000 km. Foi enigmático quando fui buscá-lo da vendedora e ela, com lágrimas nos olhos, pediu-me para cuidar bem dele. Prometi e cumpri. Levei-o ao mecânico uma vez por ano, quando ele saía todo "firminho", antes dos parafusos começarem a relaxar, na buraqueira de S.Paulo. Vermelhinho, ficava lindo quando levava uma polida. Valente, como se espera de todos os fuscas, levou-me aos lugares na cidade e a todos os acampamentos que fizemos nos 10 anos de nosso convívio. Já imaginaram 4 adultos, uma barraca grande e todo o necessário, inclusive comida, para sobreviver em feriados prolongados, dentro de um fusca? Ninguém conseguia fazer caber, mas ganhei a alcunha de "gerente de ajeitística", tamanha a boa vontade do Bonifácio comigo. Só descobri que o carro tinha fusível, quando o primeiro queimou, 5 anos depois do início do nosso convívio. Nunca fiz seguro, nem precisou. Quando, finalmente, achei que estava na hora de substituí-lo, porque o achava já meio fraquinho, anunciei, vendi para um babaca, que conseguiu, em um mês, batendo-o, ter perda total! Vai ver que o Bonifácio não se conformou. Ainda por cima, o dinheiro que recebi por ele foi confiscado pelo Plano Collor! Bem que o Victor, então com 2 anos e meio, reclamava: "Quem teve a idéia de vender o Fusca, hein, hein?

2 comentários:

  1. Haha..... Me lembro do Bonifácio!! Peguei muita carona na USP com ele!!! :-)

    ResponderExcluir
  2. Adorei a história do Bonifácio! Ele devia ser lindão...

    ResponderExcluir