sábado, 19 de novembro de 2011

QUANTO CUSTA COMPRAR E MANTER UM CARRO

O transporte público em São Paulo, os ônibus, são uma porcaria, o preço é um absurdo, os motoristas dirigem mal, os pontos de ônibus não têm informações sobre os roteiros de cada linha, muito menos há equipamentos que informem quanto tempo falta para cada linha chegar ao ponto, coisa comum em países desenvolvidos. Por isso, quem pode, compra um carro. Ou dois. Ou três. Só depende da quantidade de garagens de que dispuser cada família. Muitos dizem que usariam o transporte público, caso tivesse qualidade. Mas acho que a situação é inversa: enquanto a classe média formadora de opinião, que sabe reclamar, não for obrigada a usar os ônibus, já que não haverá metrô suficiente durante muito tempo, ainda, não haverá nenhuma melhora. Assim, com o objetivo de pelo menos ajudar a fazer as contas, cito, abaixo, os gastos que envolvem a posse de um veículo. Feitas as contas, resta a alternativa de usar os táxis, gerando emprego e renda a esses valorosos profissionais, que não deixam de ser interessantes para uma conversa animada.
Custo da posse de um veículo:
a) o preço do carro;
b) combustível, adulterado ou não;
c) manutenção mecânica;
d) seguro;
e) garagem, se morar em prédio (lembre-se que, mesmo sua, você pode alugá-la, se não usar);
f) estacionamento;
g) IPVA;
h) seguro obrigatório;
i) licenciamento;
j) taxa de inspeção veicular;
k) multas (dependem do motorista);
l) consertos em casos de batidas eventuais;
m) zona azul;
n) lavagem;
o) depreciação do veículo.

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Um comentário:

  1. No Rio fazia tudo a pé e metrô. Retornei a São Paulo em Junho e mantenho a rotina incluindo ônibus e metrô.O bilhete único funciona bem e economiza. As vezes tem que pegar um taxi, mas não gasto mais do que R$ 300/mês de transporte. Um carro 1.0 com ar condicionado e mais nada não custa menos de R$ 1.400/mês tudo incluso e tem que fugir da indústria das multas. Já li vários livros em pé ou sentado e no carro,mesmo com trânsito engarrafado, não tem como.
    Nelson

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